Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Melhore o desempenho da sua memória

Postado em 04/07/2019




A memória não é uma função isolada do cérebro e que o indivíduo não apresenta uma única memória, e sim várias, distribuídas em regiões cerebrais distintas. Algumas dicas podem ajudar:

 

- Faça palavras cruzadas, que aumentam o conhecimento de fatos históricos e enriquecem o vocabulário.

- Trabalhe com duas situações simultaneamente – se você tem de tomar um remédio em um tempo específico, por exemplo, às 21 horas (tempo) e sabe que, neste momento, estará assistindo à novela (evento), deixe os remédios na frente da televisão e não na pia do banheiro, onde você nem irá passar.

- Algumas vezes durante o dia, pare a atividade que está realizando e se pergunte: “O que eu estava fazendo antes desta tarefa?”. Escreva na agenda todas as atividades realizadas e, antes de dormir, retome em sua memória tudo que foi feito, com o maior número de detalhes possíveis.

 

Alguns exercícios para a memória no momento da leitura são essenciais:

 

1-      Concentração: quando estamos lendo um texto, muitas vezes temos de retomar o parágrafo, pois percebemos que estamos lendo, mas não estamos compreendendo. Neste momento, podemos analisar se não estamos com excesso de estímulos interferentes ao redor, pois estes podem prejudicar a concentração da leitura.

 

2-      Ambiente tranquilo: para a leitura de um documento importante, dirija-se a um ambiente em que não há interferências (não há televisão ligada, o telefone não toca incessantemente e sem pessoas falando ao redor). Mantenha a postura correta na cadeira, para que o incômodo provocado pela má postura não o deixe irrequieto e atrapalhe a compreensão do texto.

 

3-      Absorvendo a informação mais importante: use uma folha de papel em branco para tampar as linhas que você ainda não está lendo, ou seja, visualize uma linha por vez e tente sinalizar, com uma caneta marca texto, pelo menos duas palavras importantes de cada parágrafo e depois releia as palavras grifadas para absorver melhor a informação.

 

Procure inserir todas estas estratégias no seu cotidiano, mas, se ainda sentir necessidade de aprender outras técnicas para desviar-se dos lapsos de memória no dia a dia, consulte um médico. Com o suporte de especialistas, é possível traçar estratégias para diminuir o estresse, melhorar o sono, saber sobre os perigos da interação medicamentosa, além de ter recomendações de dietas e exercícios físicos específicos, com a finalidade de melhorar o desempenho cognitivo.

 

Procure um médico especialista se esses lapsos de memória persistirem e aumentarem. O ASSIM SAÚDE se preocupa com seu bem-estar.